Locations of visitors to this page

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Memória Celular, Percepção do Mundo e Comportamento



Ao longo de nossa história pessoal, passamos por muitas e diferentes experiências. Recebemos de herança uma série de padrões comportamentais e crenças que foram assimiladas como verdades para nós. Vivenciamos uma quantidade grande de situações. Sentimos, pensamos, aprendemos.

Este conjunto de experiências pessoais é chamado de Memória celular. Ela é o arquivo de todas as informações de uma pessoa. Tudo o que ela experimentou através dos sentidos, tudo o que ela vivenciou ao longo de sua vida, desde o momento de concepção até o momento presente.

É possível que padrões inconscientes influenciem nossa vida?

Todas estas informações ficam guardadas na memória e influenciam nossas atitudes diárias, mesmo quando não as recordamos.

Estudos sobre o comportamento humano demonstram que uma pessoa que sofreu determinado trauma na infância poderá estar sendo influenciada por ele ainda nos dias de hoje.

Uma criança que ouviu muitas vezes quando pequena que não tinha capacidade para nada poderá sentir dificuldade de se expressar e usar seu potencial na fase adulta.

O cérebro funciona através de registros de memória. Tudo o que fazemos no nosso dia a dia só é possível ser feito porque o cérebro pode recordar como fazê-lo.

Semelhante a um computador, que tem uma série de programas instalados, nosso cérebro acessa informações de toda nossa vida e distribui ordens a todo o corpo para atuar de uma determinada forma que seja necessária em determinado momento.

Assim, através destas memórias arquivadas, o cérebro recorda o que é necessário para andar, falar, pensar, correr, sentir e nos defender em momentos de crise ou de perigo.

Para que tudo isto e muito mais aconteça diariamente, o cérebro realiza um grande número de funções neurológicas e está conectado com todo o corpo.

Os cinco sentidos, paladar, olfato, visão, audição e tato são instrumentos utilizados pelo cérebro para receber informações do corpo e do mundo que ficam guardadas até serem úteis.

Estes arquivos serão acessados sempre que necessário, sempre que for preciso uma referência para lidar com algo que está acontecendo no momento presente.

Quando surge uma situação percebida como um perigo é como se uma luz vermelha de alerta acendesse dentro do cérebro da pessoa. Várias funções bioquímicas acontecerão buscando protegê-la da situação ameaçadora. Toda informação sobre seu passado será vasculhada pelo cérebro em busca de algo que tenha funcionado para manter a pessoa viva.

Desta forma, as decisões que tomamos hoje são influenciadas pelas decisões do passado. Todo tipo de memória, tristezas, alegrias, todas as experiências que vivenciamos, as escolhas feitas no passado, serão um fator de forte influência no tempo presente e as decisões que tomamos hoje criarão nosso futuro.

Temas a serem desenvolvidos:

O Cérebro e Memória Celular

O que é a realidade e como a criamos?

Ação dos cinco sentidos na forma como percebemos o mundo

Sistema de Crenças e Paradigmas

Padrões de repetição

Consciência e Comportamento

Um novo paradigma pessoal

Reprograme-se e seja feliz

Exercícios práticos