Locations of visitors to this page

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Gestão de Estresse e Excelência


Introdução:

A vida moderna, as preocupações, as cobranças, as responsabilidades e um sem fim de atribuições que assumimos em nosso dia a dia, o tempo dedicado ao trabalho e aos "problemas" que ultrapassam, em muito, o tempo dedicado à própria saúde, família e amigos, levando a um inimigo mortal da saúde humana: o estresse.

Diante de momento histórico de grande turbulência, estamos observando profissionais estressados, e com seu desempenho afetado. Considerado hoje em dia como o principal causador de enfermidades e faltas ao trabalho, o estresse gera grandes prejuízos e perdas às organizações.

Nos Estados Unidos, estimam-se em US$ 300 bilhões os prejuízos anuais das empresas por problemas relacionados ao estresse no trabalho.

Assim como o estresse convencional, a doença é causada por fatores externos que provocam uma reação do organismo à tensão, seja ela física ou mental. O estresse ocupacional, porém, tem origem ou pode ser agravado pelas condições existentes no ambiente de trabalho.

Por esta razão, os principais fatores de geração de estresse vêm sendo estudados em Universidades, em Medicina do Trabalho e em Neurociência.

Empresas de vários países estão implantando técnicas para combater o estresse, que vão desde relaxamento e meditação, até programas de ginástica laboral, Integração Cerebral, entre outros.


A quem se destina:

Este workshop é útil para todas as empresas que possuem o compromisso com a excelência, que valorizam a capacidade de inovar para perpetuar num mercado altamente competitivo. Inclui teoria e exercício para ser aplicados no dia a dia, na vida pessoal e profissional.

Benefícios:

Os benefícios com a prevenção do estresse ocupacional relacionam-se diretamente com o aumento da produtividade e, conseqüentemente, dos lucros.

.

· Objetivos:

Disponibilizar aos participantes ferramentas que potencializam a capacidade de administrar os níveis de estresse pessoal e adaptar-se ao trabalho com equilíbrio entre estabilidade e as mudanças que ocorrem todos os dias.

Estimular e ajudar cada um a viver todas as exigências que a vida humana traz e, ao mesmo tempo, auxiliar na capacidade de atender às demandas internas de expressão e revelação do imenso potencial ainda a ser desenvolvido.

Levar cada participante à:

· Compreender os processos internos e externos causadores do estresse.

· Ter uma maior percepção dos custos e conseqüências do estresse no ambiente organizacional.

· Ajudar a cada um a ter mais conhecimento sobre o poder do próprio corpo e funcionamento do organismo.

· Treinamento das diversas formas e técnicas de combater o estresse.

Temas abordados:

  • O cérebro como produtor de uma realidade individual
  • Dualidades: Critérios e Crenças – valores que determinam as nossas escolhas
  • Elucidando os termos: stress, distress e eustress;
  • Sinalização de estresse e estágios;
  • Fontes internas e externas de estresse;
  • Características de pré-disposição ao estresse;
  • Atitudes anti-estressantes;
  • Técnicas integrativas: exercícios laborais, Estimulação Cerebral e relaxamento.
  • Trabalhando os Recursos Internos
  • Mudanças de Paradigmas - novas atitudes e idéias
  • Comunicação e Linguagem não verbal
  • Flexibilidade e Potencialização da Auto-estima.