segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Desenvolvendo os Talentos das Crianças e Novos Paradigmas da Educação





Desenvolvendo os Talentos das Crianças e Novos Paradigmas na Educação

A instituição educativa é ou deveria ser um dos principais agentes de desenvolvimento integral do ser humano. Deve ser também facilitadora nos processos de construção de relações humanas mais igualitárias em prol do bem estar e da harmonia pessoal e social.

Reconhecer as potencialidades e limitações de cada educando, ajudando a que possam ser superadas, é outro papel importante que pode e deve ser desenvolvido na área educacional.

Um novo paradigma emerge nesta era conhecida como a Era da Informação e da Comunicação, ou também chamada a Era do Conhecimento.

Mas para que haja uma verdadeira era do conhecimento e da comunicação é necessário buscar a integração de novos modelos educacionais que possibilitem a formação não discriminatória em todos os sentidos.

Parte fundamental nas relações humanas é a aceitação das diferenças, onde se utilizam o conhecimento, a criatividade e o potencial de cada individuo e sua capacidade de cognição, recebendo cada um, total atenção por parte dos educadores. O ponto importante aqui é, dar a cada estudante o mesmo tipo de atenção e as mesmas possibilidades de desenvolvimento integral de sua personalidade e capacidades.

Neste mundo onde a mudança é uma constante, é necessário estar em acordo com os novos paradigmas que exigem adaptação aos processos de mudanças e preparar estudantes de todos os níveis para expressarem seus potenciais e capacidades criativas no atual cenário globalizado.

Dar capacitação aos educadores para que utilizem métodos onde possam alem de passar conteúdos pertinentes a cada nível de ensino, trabalharem também a gestão do conhecimento e integrar práticas modernas de estímulo e desenvolvimento das potencialidades humanas. O que se poderá lograr neste processo será a melhoria das condições de ensino, o desenvolvimento de talentos pessoais, o interesse individual e personalizado com cada educando e, ter o ser humano como prioridade, entre outras possibilidades.

Neste sentido, a função da escola irá muito mais alem do que ser uma mera transmissora de conteúdos. E neste processo será fundamental que cada educador redimensione seu papel e sua profissão. Isto implica em consolidar sua ética pessoal e profissional, rever sua missão para colocá-la em consonância com as exigentes do momento presente. Sentir a necessidade de elevar seus níveis de preparação não somente cientifica e prática e buscar capacitação em valores para poder ser um formador de opinião e um verdadeiro educador.

Aprendendo e estudando com uma pessoa preparada e segura de seus valores, os alunos poderão também crescer como seres humanos seguros, confiantes e com auto-estima elevada.

Uma pessoa com alta auto-estima ama a si mesma, assume responsabilidades, sente-se orgulhosa de seus êxitos, lida de forma equilibrada com os fracassos e estará disposta a enfrentar os desafios que a vida lhe propuser.

O educador e a escola têm um importante papel a desempenhar nestes processos.

A quem se destina:

Esta conferência destina-se a Educadores em geral que desejam descobrir novos métodos de lidar com as crianças do mundo de hoje.

As Técnicas utilizadas são:

Estimulação Cerebral.

Cinesiologia Educacional.

Cinesiologia do Comportamento.

Técnicas de desativação de Estresse.

Escuta Consciente e Filosofia Quântica.



Formação em Kinesiologia Energética e Biofeedback Corporal



Formação em Kinesiologia Energética e Biofeedback Corporal


Introdução:

Técnica criada nos Estados Unidos tem como objetivo identificar e desativar bloqueios de energia, traumas e emoções do passado, que podem ter sido aparentemente esquecidos, mas limitam a percepção no tempo presente.

É uma técnica que permite trabalhar globalmente com as pessoas, e corrige diversos tipos de desequilíbrios causados por estas experiências do passado que geraram estresse e que ficaram arquivados tanto a nível consciente, subconsciente como também na memória celular.

Objetivos:

É uma técnica que busca conhecer os possíveis desequilíbrios energéticos na pessoa e ajudá-la na auto-educação e no aumento da consciência, pois ao adquiri-la, recupera-se a capacidade de decisão.

Possibilita contatar todos os níveis de autoconsciência, baixando o estresse emocional, físico, energético e mental, levando a um estado de mente desejado, o que gera segurança, tranqüilidade e harmonia que possibilitará uma mudança de comportamento.

Público-alvo:

Terapeutas de várias áreas, que desejam usar o Biofeedback e a Kinesiologia Energética como um complemento nas técnicas que já utilizam ou ainda para todos aqueles que queiram conhecer uma técnica eficiente que usa respostas neuronais na conexão corpo/Energia/Cérebro.


Cerebro Eficiente 1




Cerebro Eficiente

En los días de los de hoy, de donde los niveles de estrés están demasiado altos, se habla muchísimo de la importancia de los ejercicios para el cuerpo. Pero es también de extremada importancia entrenarse ejercicios para el cerebro.
Objetivos:
Herramientas básicas para una calidad de vida mejor, el control del estrés y la conquista de la excelencia.
Algunas universidades de los Estados Unidos han confirmado en investigaciones recientes que la estructura cerebral de un adulto puede cambiarse para mejor en función de las actividades de estimulación.
Estos estudios demuestran que cuánto más grande es la activación de ciertas áreas específicas del cerebro más grande es la capacidad de tener emociones positivas como optimismo, entusiasmo y persistencia.
Después de cierto tiempo de estímulo cerebral, pueden acontecer cambios en patrones de comportamientos no eficientes que generan estados emocionales más positivos y duraderos.
El éxito, o la falta de el, en las áreas profesional, emocional e individual – estarán directamente relacionado no sólo con la base del conocimiento que cada profesional trae en su equipaje de enseñanza convencional, pero también, con la capacidad apropiada de la adaptación del individuo con los cambio constantes, y que son un desafío muy fuerte en los días de hoy.
A través de técnicas específicas usted podrá desarrollar su potencial cognitivo, creativo y agilidad mental brincando a su cerebro informaciones para que actúe con eficacia en cada momento de su vida.
A quien se destina:
Realizamos cursos, conferencias y Workshops de Estimulación Cerebral con el objetivo de mejorar la actuación de ejecutivos y profesionales de todas áreas.
Los programas de entrenamiento permiten una mejor cualidad de vida y de actuación profesional y también, reducciones de los niveles de estrés y desarrollar una mejor interacción entre las personas, estimulación de la creatividad, concentración y adaptación a los cambios.
A quién se destina:
Desarrollo y entrenamiento para todos los que desean conocer técnicas de estimulación cerebral, dirigidos hacia ejecutivos y profesionales de todas las áreas.
Estos programas del entrenamiento permiten mejorar la calidad de vida y el capacidad profesional y, también, la reducción de los niveles del estrés y el desarrollo de una interacción más grande entre los pares, además propicia la creatividad, concentración y mejor adaptación a los cambios.
Temas Centrales:
Como utilizar técnicas para estimular el cerebro y hacer con que sea más eficiente
Importancia y efectos en la salud física, estabilidad emocional, equilibrio y desarrollo de habilidades mentales, tales como, memoria, concentración y creatividad.
Hemisferios Cerebrales: funciones específicas
Memoria Celular: Historia Personal y Comportamiento
Integración entre corazón y cerebro
Estrés y Programas Mentales
Autoconocimiento y Cambio de Paradigmas
Procesos de Integración: Capacidad de Escucha, Creatividad, Intuición y Asertividad.
Consciencia, Comprensión y Respecto por las diferencias.
Programación de Metas e Objetivos
Herramientas prácticas de apoyo.

Gestão de Estresse e Excelência


Introdução:

A vida moderna, as preocupações, as cobranças, as responsabilidades e um sem fim de atribuições que assumimos em nosso dia a dia, o tempo dedicado ao trabalho e aos "problemas" que ultrapassam, em muito, o tempo dedicado à própria saúde, família e amigos, levando a um inimigo mortal da saúde humana: o estresse.

Diante de momento histórico de grande turbulência, estamos observando profissionais estressados, e com seu desempenho afetado. Considerado hoje em dia como o principal causador de enfermidades e faltas ao trabalho, o estresse gera grandes prejuízos e perdas às organizações.

Nos Estados Unidos, estimam-se em US$ 300 bilhões os prejuízos anuais das empresas por problemas relacionados ao estresse no trabalho.

Assim como o estresse convencional, a doença é causada por fatores externos que provocam uma reação do organismo à tensão, seja ela física ou mental. O estresse ocupacional, porém, tem origem ou pode ser agravado pelas condições existentes no ambiente de trabalho.

Por esta razão, os principais fatores de geração de estresse vêm sendo estudados em Universidades, em Medicina do Trabalho e em Neurociência.

Empresas de vários países estão implantando técnicas para combater o estresse, que vão desde relaxamento e meditação, até programas de ginástica laboral, Integração Cerebral, entre outros.


A quem se destina:

Este workshop é útil para todas as empresas que possuem o compromisso com a excelência, que valorizam a capacidade de inovar para perpetuar num mercado altamente competitivo. Inclui teoria e exercício para ser aplicados no dia a dia, na vida pessoal e profissional.

Benefícios:

Os benefícios com a prevenção do estresse ocupacional relacionam-se diretamente com o aumento da produtividade e, conseqüentemente, dos lucros.

.

· Objetivos:

Disponibilizar aos participantes ferramentas que potencializam a capacidade de administrar os níveis de estresse pessoal e adaptar-se ao trabalho com equilíbrio entre estabilidade e as mudanças que ocorrem todos os dias.

Estimular e ajudar cada um a viver todas as exigências que a vida humana traz e, ao mesmo tempo, auxiliar na capacidade de atender às demandas internas de expressão e revelação do imenso potencial ainda a ser desenvolvido.

Levar cada participante à:

· Compreender os processos internos e externos causadores do estresse.

· Ter uma maior percepção dos custos e conseqüências do estresse no ambiente organizacional.

· Ajudar a cada um a ter mais conhecimento sobre o poder do próprio corpo e funcionamento do organismo.

· Treinamento das diversas formas e técnicas de combater o estresse.

Temas abordados:

  • O cérebro como produtor de uma realidade individual
  • Dualidades: Critérios e Crenças – valores que determinam as nossas escolhas
  • Elucidando os termos: stress, distress e eustress;
  • Sinalização de estresse e estágios;
  • Fontes internas e externas de estresse;
  • Características de pré-disposição ao estresse;
  • Atitudes anti-estressantes;
  • Técnicas integrativas: exercícios laborais, Estimulação Cerebral e relaxamento.
  • Trabalhando os Recursos Internos
  • Mudanças de Paradigmas - novas atitudes e idéias
  • Comunicação e Linguagem não verbal
  • Flexibilidade e Potencialização da Auto-estima.

Espírito de Êxito




Espírito de Êxito

Uma das frases que ouvimos constantemente em relação à aprendizagem e mudança é: "Temos que quebrar nossos paradigmas".

Mas o que é exatamente um paradigma?

Trata-se de um modelo mental que utilizamos para assumir uma posição frente a uma informação ou situação nova. Está totalmente relacionado à nossa percepção.

Vivemos em um ciclo onde a mudança é permanente. Elas estão acontecendo em todas as áreas da vida e a cada dia de forma mais rápida.

Mas cada um de nós pode fazer escolhas e decidir a forma que quer estar e atuar no mundo.

Quanto melhor soubermos lidar com os novos paradigmas que surgem no mundo, mais eficientes seremos no dia a dia, e mais êxitos acontecerão em nossas vidas, quer seja no nível pessoal ou profissional.

Principais objetivos deste encontro serão:

Conhecer quais os paradigmas importantes no mundo em que vivemos e compreender aqueles que já não funcionam.

Conhecer estratégias essenciais para incrementar um Espírito de Êxito nos participantes.

Compreender seu estado emocional como um meio de ativar o Espírito de Êxito.

Programar seu cérebro de forma a aperfeiçoar seu desempenho através de técnicas de auto-observação e atenção consciente.

Usar um processo de auto Coaching (treinamento) para resolver os problemas rapidamente e ter ações efetivas.

Criar um plano pessoal de Espírito de Êxito.

A quem se destina:

Aos vários profissionais que estejam comprometidos com seu crescimento profissional e pessoal e todos aqueles que acreditem na importância do auto-aperfeiçoamento constante.

Paradigmas e Resiliência: Como adaptar-se a um Novo Mundo





De tempos em tempos passamos a escutar com muita freqüência termos que, anteriormente, não havíamos escutado. Paradigmas e resiliência são dois termos muito usados na atualidade.

Mas o que significam?

Porque grandes empresas, universidades e ONGs falam tanto sobre estes dois temas?

Qual a relação que existe entre eles?

De que forma a resposta a estas e outras perguntas podem ajudar no processo de adaptação ao mundo novo que enfrentamos (surge) a cada dia.

O estresse é uma realidade observada hoje nas mais diferentes áreas e setores. Como manter a qualidade de vida e o equilíbrio emocional?

A teoria da resiliência surge a partir das diferenças nas reações das pessoas diante de circunstâncias adversas e geradoras de estresse. Enquanto algumas pessoas sucumbem às ditas circunstâncias, evidenciando desequilíbrio e transtornos em diversos níveis, outras se desenvolvem com êxito, apesar das adversidades.


A resposta para alguns parece ser simples: treinando a capacidade de cada indivíduo de desenvolver a resiliência. O termo vem da física e significa a capacidade humana de superar tudo, tirando proveito dos sofrimentos inerentes às dificuldades. O resiliente é aquele que se recupera e molda-se a cada "deformação" (obstáculo) situacional.

Durante toda a vida necessitamos desenvolver a resiliência para conseguir superar momentos de crise e em momentos de crescimento pessoal com "ganhos". Isto é necessário em todas as diferentes fases: infância, adolescência, juventude, fase adulta e velhice, incluindo mudanças como, por exemplo, de solteiro para casado.


O indivíduo que possui resiliência desenvolve a capacidade de recuperar-se e moldar-se novamente a cada obstáculo, a cada desafio.

Em tese, quanto mais resiliente for o indivíduo, terá menos doenças e perdas e maior desenvolvimento pessoal será alcançado.

Temas a serem desenvolvidos:

Como as mudanças afetam nossas vidas?

Paradigmas

Desafios de um mundo em constante mudança

Porque é tão difícil para alguns aceitar o novo.

Desafios e Medo de perda.

O que é Resiliência?

Traços e Características de um resiliente

Novos horizontes em superação de crises e adversidades

Um mundo de novas possibilidades

Crianças e Educadores: O Futuro começa agora!


O futuro começa agora:

Treinamento e explicações simples, mas importantes, para educadores sobre a influência da memória celular na formação da criança e adolescente.

Manual de orientação para pais e educadores com relação àquilo que a ciência tem descoberto sobre memória celular e seus efeitos no comportamento.

Quando somos pais pela primeira vez, muitos de nós temos a sensação de que não conseguiremos cumprir com nossa tarefa de dar a melhor formação para aquele ser tão frágil e totalmente dependente de nós. Parece nos faltar algo muito importante: o manual de instruções.

Sentimos que de alguma forma, de repente, nossa responsabilidade perante o mundo aumenta de forma gigantesca.

Surge uma sensação cada vez maior de que não daremos conta de tão difícil tarefa. Buscamos ajuda desesperadamente. Mas por mais que o façamos, nada parece nos mostrar o caminho a seguir. Ouvimos as mais diferentes opiniões sobre o assunto. Mas a verdade é que nenhuma ajuda parece ser suficientemente boa. Fazemos o melhor possível dentro de condições tão precárias. Muitas vezes nos sentimos absolutamente incapazes.

Hoje em dia a ciência tem feito impressionantes descobertas com relação a melhor forma de criar, orientar e preparar mentes saudáveis. Ou seja, busca preparar educadores para que, de uma forma não traumática, entrem em um mundo de mudança onde as crianças e jovens possam crescer a todos os níveis desenvolvendo seu pleno potencial.

Temas a serem desenvolvidos:

Ciência e educação

O que é memória celular?

Como ela influencia nossas escolhas?

Como reagimos a situações percebidas pelo cérebro como estressantes ou fatores de risco?

Qual é a influencia da memória na auto-estima?

Como educar sem permissividade, mas também sem gerar situações traumáticas em crianças e adolescentes?

Memória celular traumática pode limitar o êxito e a capacidade de crescimento de uma pessoa.

Como trabalhar com registros traumáticos?

A criança e o estresse.

Palavra dita, memória registrada.

Visão do mundo e crenças pessoais.

Memória Celular, Percepção do Mundo e Comportamento



Ao longo de nossa história pessoal, passamos por muitas e diferentes experiências. Recebemos de herança uma série de padrões comportamentais e crenças que foram assimiladas como verdades para nós. Vivenciamos uma quantidade grande de situações. Sentimos, pensamos, aprendemos.

Este conjunto de experiências pessoais é chamado de Memória celular. Ela é o arquivo de todas as informações de uma pessoa. Tudo o que ela experimentou através dos sentidos, tudo o que ela vivenciou ao longo de sua vida, desde o momento de concepção até o momento presente.

É possível que padrões inconscientes influenciem nossa vida?

Todas estas informações ficam guardadas na memória e influenciam nossas atitudes diárias, mesmo quando não as recordamos.

Estudos sobre o comportamento humano demonstram que uma pessoa que sofreu determinado trauma na infância poderá estar sendo influenciada por ele ainda nos dias de hoje.

Uma criança que ouviu muitas vezes quando pequena que não tinha capacidade para nada poderá sentir dificuldade de se expressar e usar seu potencial na fase adulta.

O cérebro funciona através de registros de memória. Tudo o que fazemos no nosso dia a dia só é possível ser feito porque o cérebro pode recordar como fazê-lo.

Semelhante a um computador, que tem uma série de programas instalados, nosso cérebro acessa informações de toda nossa vida e distribui ordens a todo o corpo para atuar de uma determinada forma que seja necessária em determinado momento.

Assim, através destas memórias arquivadas, o cérebro recorda o que é necessário para andar, falar, pensar, correr, sentir e nos defender em momentos de crise ou de perigo.

Para que tudo isto e muito mais aconteça diariamente, o cérebro realiza um grande número de funções neurológicas e está conectado com todo o corpo.

Os cinco sentidos, paladar, olfato, visão, audição e tato são instrumentos utilizados pelo cérebro para receber informações do corpo e do mundo que ficam guardadas até serem úteis.

Estes arquivos serão acessados sempre que necessário, sempre que for preciso uma referência para lidar com algo que está acontecendo no momento presente.

Quando surge uma situação percebida como um perigo é como se uma luz vermelha de alerta acendesse dentro do cérebro da pessoa. Várias funções bioquímicas acontecerão buscando protegê-la da situação ameaçadora. Toda informação sobre seu passado será vasculhada pelo cérebro em busca de algo que tenha funcionado para manter a pessoa viva.

Desta forma, as decisões que tomamos hoje são influenciadas pelas decisões do passado. Todo tipo de memória, tristezas, alegrias, todas as experiências que vivenciamos, as escolhas feitas no passado, serão um fator de forte influência no tempo presente e as decisões que tomamos hoje criarão nosso futuro.

Temas a serem desenvolvidos:

O Cérebro e Memória Celular

O que é a realidade e como a criamos?

Ação dos cinco sentidos na forma como percebemos o mundo

Sistema de Crenças e Paradigmas

Padrões de repetição

Consciência e Comportamento

Um novo paradigma pessoal

Reprograme-se e seja feliz

Exercícios práticos

Mudanças de Paradigmas e Percepção




Vivemos num ciclo onde a mudança é permanente. As mudanças estão acontecendo em todas as áreas da vida cada vez mais rápido. Isto quer dizer que, quanto melhor soubermos lidar com as mudanças, mais eficientes seremos na nossa jornada neste período da história. Mas apesar disto, muitas vezes, ou a maioria das vezes lutamos contra as mudanças; sejam elas externas ou internas. Queremos permanecer iguais, imutáveis, e acabamos por acreditar que isto é possível. Provérbio Chinês: “ A única coisa imutável no Universo é que tudo é mutável.” Quando não queremos mudar podemos perder os presentes que a vida nos quer dar. Nos agarramos ao passado e sofremos quando sentimos que as coisas nos escapam pelos dedos. Aceitar as mudanças é aceitar novas possibilidades e uma nova consciência.

" Mudar a consciência é mudar o paradigma a partir do qual operamos. "

Paradigma é a forma como você percebe o mundo. No entanto, ele esta para você da mesma forma como a água está para o peixe. O peixe não sabe que está dentro da água até que o tirem para fora dela.

Tecnicas Utilizadas:

Kinesiologia do Comportamento

Bioenergética

Técnicas de Observação e concentração

Ação do Stress no Funcionamento Cerebral, na Vida Emocional e Energética




Stress, em tese, é a resposta fisiológica, Psicológica e comportamental de um indivíduo que procura se adaptar às pressões internas e externas. É também a alteração global de nosso organismo para adaptar-se à uma situação nova ou às mudanças de um modo geral. O stress, nesses casos, funciona como um mecanismo de sobrevivência e adaptação, necessario para estimular o organismo e melhorar sua atuação diante de circunstancias novas. Quando nosso cerebro, independentemente de nossa vontade, interpreta alguma situação como ameaçadora, nosso organismo passa a desenvolver uma série de alterações denominadas de “ Síndrome Geral de Adaptação ao Stress”. Se esse stress continua por um longo período, poderá ser canalizado para um órgão específico ou para um determinado sistema, que pode ser a pele, o sistema muscular, aparelho disgestivo, sistema cardiológico, etc, gerando inúmeras enfermidades.

Neste encontro estaremos estudando:

O que é o Stress e como afeta nossa saúde geral.

Relação entre funcionamento cerebral e o comportamento;

Como criamos nossas percepções do mundo;

Memoria Celular e Sistema de Crenças Pessoal;

Como nossas experiências do passado interferem no presente;

Como melhorar o funcionamento cerebral.

Técnicas utilizadas:

Cinesiología Corportamental;

Ginástica Cerebral;

Bioenergética;

Técnicas para desativação e controle de Stress.